quarta-feira, 1 de junho de 2011

A industrialização da ciência

“... É difícil compreender como os "conservadores" puderam se opor a salvaguardar o meio ambiente de que todos nós - inclusive os conservadores e seus filhos - dependemos para viver... .”

“..De algum modo não examinamos completamente o seu impacto ambiental - porque o exame seria caro, ou retardaria a produção e diminuiria os lucros; porque os encarregados não querem ouvir contra-argumentos; porque os melhores talentos científicos não foram empregados para estudar a questão; ou simplesmente porque somos humanos e falíveis, e deixamos de perceber alguma coisa... .” (Carl Sagan)

É com estes trechos retirados da obra em questão neste blog que damos inicio a discussão sobre este aspecto polemico da ciência contemporânea.

É interessante notar como alguns textos se referem a algumas áreas da ciência atualmente. A ciência é generalizada a uma indústria. Veja como em um trecho retirado de um site (http://www.cabucu.com/2010/11/petroleo-e-a-industria-petroquimica-no-brasil/) este modo de referir-se a ciência tem se tornado corrente:
“... Para quase todas as outras indústrias, é difícil imaginar algum produto de consumo em que a indústria química não esteja presente de alguma forma...”.


É importante nos questionarmos sobre quais os impactos que a industrialização da ciência tem sobre a sociedade, sobre o ambiente e sobre a própria ciência. Em seu texto “ Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna”. Boaventura de Sousa Santos diz que: “...a industrialização da ciência acarretou o compromisso desta com os centros de poder econômico, político e social, os quais passaram a ter papel decisivo na definição das prioridades científicas...”. O trecho deixa claro que o modo de se fazer ciência gerou um monopólio desta, o que dificulta seu livre acesso e aos recursos tecnológicos para as regiões que ficam sobre o poder de quem detém os meios para servir a ciência industrializada.

Se não bastasse os impactos que a industrialização da ciência tem trazido ao planeta há quem esteja falando em “industrializar o espaço”. Em reportagem publicada pelo site G1 no dia 11/04/2007, que faz a seguinte citação do chefe da companhia espacial russa naquele momento (Nikolai Sevastianov) : “...É uma época para se pensar no desenvolvimento industrial da Lua...”. E continua: “...Mas é a época de fazer isso dado os limites das reservas naturais na Terra e o passo do progresso da civilização. Não podemos descartar a idéia de levar indústrias prejudiciais para o espaço.” A questão aqui é: É isto mesmo que nós futuros cientistas, cientista e população em geral queremos para o planeta, para o universo e para as ciências?




Um efeito da industrialização da ciência que deixa claro seus impactos sobre a sociedade, o ambiente e a própria ciência são as bombas de Hiroshima e Nagasaki. Sobre o tema, fica um vídeo para que possamos refletir sobre nossos próprios atos.











FONTES:

http://www.cabucu.com/2010/11/petroleo-e-a-industria-petroquimica-no-brasil/


http://daivarela.blogspot.com/2011/03/nos-nao-somos-ensinados-para-criar-ou.html


http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL20519-5603,00-RUSSOS+QUEREM+INDUSTRIALIZACAO+DA+LUA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário