quinta-feira, 30 de junho de 2011

A fé e a ciência

Uma discussão que há muito vem intrigando a humanidade é a relação que se tenta estabelecer entre Religião e Ciência. Sagan nos fornece questionamentos válidos em um dos episódios de seu programa Cosmos:

"Se dizemos que Deus existe desde sempre, por que não pular uma etapa e dizer que o Universo existe desde sempre, e que não houve necessidade de sua criação?"

 

Já Richard Dawkins, no documentário "O Vírus da Fé", nos abre os olhos para a mesma questão quanto à fé. Seria um vírus a se espalhar entre as crianças, que são negadas ao direito de pensar a respeito da própria existência por si só, embora tenham certa liberdade para descobrir os mistérios da ciência.

"É hora de questionar o abuso da inocência infantil com ideias supersticiosas de Fogo do Inferno e Condenação. A ciência levanta evidências e portanto avança. A religiao se baseia na crença pela crença. Ninguém classificaria as crianças pelo partido político que seus pais apóiam, chamando as crianças de "burgueses" ou "proletários". Concordamos que são muito jovens para saber de questões políticas. Então por que não é igual no conhecimento sobre o cosmos e o lugar da humanidade nele?"


E, como diria Friedrich Nietzsche, "uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário