quarta-feira, 29 de junho de 2011

A ciência em xeque?

“E nem toda predição de desastre, mesmo entre aquelas feitas por cientistas, se concretiza...” (CARL SAGAN).

A frase de Sagan faz com que nos ponhamos a refletir sobre a coerência das idéias expressa pela ciência contemporânea.
Os métodos aplicados pelos cientistas são de fato eficientes na determinação daquilo que iremos aceitar como verdade? O que nos faz por em xeque os achados científicos?
No dia seis de setembro de dois mil e dez foi publicado em uma coluna no site da revista época, um artigo sobre os ataques a credibilidade do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas)- http://colunas.epoca.globo.com/planeta/2010/09/06/5-ideias-erradas-na-malhacao-publica-ao-ipcc/ -, o artigo nos ajuda a esclarecer alguns dos aspectos que nos leva a formular, muitas vezes, idéias incoerentes sobre a ciência. O artigo fala sobre cinco idéias erradas nas criticas feita ao IPCC. Nele fica claro que o mau uso dos dados levantados bem como o descuido por parte dos responsáveis ao expor seus resultados, são fatores de extrema relevância nas considerações feitas sobre um determinado trabalho.
Ainda que sejamos falhos, a ciência está a nosso serviço, a fim de promover meios mais eficientes para lidar com as demandas da vida. É necessário garantir que toda informação obtida de forma incoerente não se torne banal e nem desmoralize a ciência. Procurar questionar-se sobre o que é proposto e buscar uma segunda opinião é sempre mais viável que aceitar sem relutar, as idéias que lhes são apresentadas. Como o próprio Sagan ressalta: “Há meios de avaliar a validade das profecias modernas - porque nos métodos da ciência existe um procedimento de correção de erros, um conjunto de regras que tem funcionado repetidamente bem, às vezes chamado de método científico”. Ainda que erros possam ocorrer fica a critério de cada um avaliar a coerência do que é proposto.
A seguir são apresentados dois vídeos didáticos, onde um procura contrariar o outro sobre fatos científicos. O primeiro vídeo mostra a música intitulada “Por que o Sol Brilha?”, cantada pelos “They Might Be Giants”, o segundo vídeo é referente a música “Por que Realmente o Sol Brilha?”, cantada pelos mesmos. A diferença é que a primeira música, a música original ensinando que o Sol é uma massa de gás foi originalmente escrita na década de 1950, baseada em um livro de divulgação de 1951.
A série original de discos de vinil de onde a banda They Might Be Giants tirou a música sobre o Sol foi produzida há mais de meio século por Hy Zaret e Lou Singer.
Este exemplo nos ajuda a compreender como a ciência funciona e porque é sempre necessário que se tenha um olhar critico sobre ela.


OBS: OS VIDEOS ESTÃO DISPONÍVEIS COM LEGENDA EM PORTUGUÊS NO SITE DE REFERÊNCIA 2!
http://




















REFERÊNCIAS:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário