quarta-feira, 29 de junho de 2011

A ciência em xeque?

“E nem toda predição de desastre, mesmo entre aquelas feitas por cientistas, se concretiza...” (CARL SAGAN).

A frase de Sagan faz com que nos ponhamos a refletir sobre a coerência das idéias expressa pela ciência contemporânea.
Os métodos aplicados pelos cientistas são de fato eficientes na determinação daquilo que iremos aceitar como verdade? O que nos faz por em xeque os achados científicos?
No dia seis de setembro de dois mil e dez foi publicado em uma coluna no site da revista época, um artigo sobre os ataques a credibilidade do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas)- http://colunas.epoca.globo.com/planeta/2010/09/06/5-ideias-erradas-na-malhacao-publica-ao-ipcc/ -, o artigo nos ajuda a esclarecer alguns dos aspectos que nos leva a formular, muitas vezes, idéias incoerentes sobre a ciência. O artigo fala sobre cinco idéias erradas nas criticas feita ao IPCC. Nele fica claro que o mau uso dos dados levantados bem como o descuido por parte dos responsáveis ao expor seus resultados, são fatores de extrema relevância nas considerações feitas sobre um determinado trabalho.
Ainda que sejamos falhos, a ciência está a nosso serviço, a fim de promover meios mais eficientes para lidar com as demandas da vida. É necessário garantir que toda informação obtida de forma incoerente não se torne banal e nem desmoralize a ciência. Procurar questionar-se sobre o que é proposto e buscar uma segunda opinião é sempre mais viável que aceitar sem relutar, as idéias que lhes são apresentadas. Como o próprio Sagan ressalta: “Há meios de avaliar a validade das profecias modernas - porque nos métodos da ciência existe um procedimento de correção de erros, um conjunto de regras que tem funcionado repetidamente bem, às vezes chamado de método científico”. Ainda que erros possam ocorrer fica a critério de cada um avaliar a coerência do que é proposto.
A seguir são apresentados dois vídeos didáticos, onde um procura contrariar o outro sobre fatos científicos. O primeiro vídeo mostra a música intitulada “Por que o Sol Brilha?”, cantada pelos “They Might Be Giants”, o segundo vídeo é referente a música “Por que Realmente o Sol Brilha?”, cantada pelos mesmos. A diferença é que a primeira música, a música original ensinando que o Sol é uma massa de gás foi originalmente escrita na década de 1950, baseada em um livro de divulgação de 1951.
A série original de discos de vinil de onde a banda They Might Be Giants tirou a música sobre o Sol foi produzida há mais de meio século por Hy Zaret e Lou Singer.
Este exemplo nos ajuda a compreender como a ciência funciona e porque é sempre necessário que se tenha um olhar critico sobre ela.


OBS: OS VIDEOS ESTÃO DISPONÍVEIS COM LEGENDA EM PORTUGUÊS NO SITE DE REFERÊNCIA 2!
http://




















REFERÊNCIAS:


















quarta-feira, 1 de junho de 2011

A industrialização da ciência

“... É difícil compreender como os "conservadores" puderam se opor a salvaguardar o meio ambiente de que todos nós - inclusive os conservadores e seus filhos - dependemos para viver... .”

“..De algum modo não examinamos completamente o seu impacto ambiental - porque o exame seria caro, ou retardaria a produção e diminuiria os lucros; porque os encarregados não querem ouvir contra-argumentos; porque os melhores talentos científicos não foram empregados para estudar a questão; ou simplesmente porque somos humanos e falíveis, e deixamos de perceber alguma coisa... .” (Carl Sagan)

É com estes trechos retirados da obra em questão neste blog que damos inicio a discussão sobre este aspecto polemico da ciência contemporânea.

É interessante notar como alguns textos se referem a algumas áreas da ciência atualmente. A ciência é generalizada a uma indústria. Veja como em um trecho retirado de um site (http://www.cabucu.com/2010/11/petroleo-e-a-industria-petroquimica-no-brasil/) este modo de referir-se a ciência tem se tornado corrente:
“... Para quase todas as outras indústrias, é difícil imaginar algum produto de consumo em que a indústria química não esteja presente de alguma forma...”.


É importante nos questionarmos sobre quais os impactos que a industrialização da ciência tem sobre a sociedade, sobre o ambiente e sobre a própria ciência. Em seu texto “ Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna”. Boaventura de Sousa Santos diz que: “...a industrialização da ciência acarretou o compromisso desta com os centros de poder econômico, político e social, os quais passaram a ter papel decisivo na definição das prioridades científicas...”. O trecho deixa claro que o modo de se fazer ciência gerou um monopólio desta, o que dificulta seu livre acesso e aos recursos tecnológicos para as regiões que ficam sobre o poder de quem detém os meios para servir a ciência industrializada.

Se não bastasse os impactos que a industrialização da ciência tem trazido ao planeta há quem esteja falando em “industrializar o espaço”. Em reportagem publicada pelo site G1 no dia 11/04/2007, que faz a seguinte citação do chefe da companhia espacial russa naquele momento (Nikolai Sevastianov) : “...É uma época para se pensar no desenvolvimento industrial da Lua...”. E continua: “...Mas é a época de fazer isso dado os limites das reservas naturais na Terra e o passo do progresso da civilização. Não podemos descartar a idéia de levar indústrias prejudiciais para o espaço.” A questão aqui é: É isto mesmo que nós futuros cientistas, cientista e população em geral queremos para o planeta, para o universo e para as ciências?




Um efeito da industrialização da ciência que deixa claro seus impactos sobre a sociedade, o ambiente e a própria ciência são as bombas de Hiroshima e Nagasaki. Sobre o tema, fica um vídeo para que possamos refletir sobre nossos próprios atos.











FONTES:

http://www.cabucu.com/2010/11/petroleo-e-a-industria-petroquimica-no-brasil/


http://daivarela.blogspot.com/2011/03/nos-nao-somos-ensinados-para-criar-ou.html


http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL20519-5603,00-RUSSOS+QUEREM+INDUSTRIALIZACAO+DA+LUA.html

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Engenharia Aeroespacial na USP - São Carlos?

Com o crescente interesse dos políticos brasileiros pelo cenário internacional e por conseguir uma posição de maior poder frente aos líderes mundiais, nosso foco tem se voltado cada vez mais para assuntos, por assim dizer... estratosféricos.

O impulso por adquirir maior conhecimento aeroespacial em solo brasileiro vem tomando gradativamente características de uma corrida, facilmente relacionável à corrida espacial e armamentista que se deu entre EUA e URSS logo após a Segunda Guerra Mundial, pela urgência de se mostrarem superiores a seus rivais.

Mas, em nosso caso, seria uma corrida política, principalmente em busca da tão sonhada cadeira na ONU, pela qual nosso ex-presidente Luis Inácio chegou a se aproximar de regimes militares e ditadores que duram décadas - especialmente na África - e aos quais se oporia veementemente em qualquer outro contexto.

Como bem expôs o site Mídia sem Máscara à época,

A diplomacia de Lula quer tomar assento na cadeira permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, a ONU, não medindo, para atingir tal objetivo, os pesados gastos no aliciamento de votos de paises subdesenvolvidos e, o que é pior, a assunção de compromissos externos não apenas descartáveis como sobejamente desaconselháveis. Pois se de um lado sabe-se que ocupar uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU custa dinheiro (muito acima dos US$ 28 milhões anuais pagos pela chancelaria brasileira, tendo em vista os gastos com “missões de paz” e o envio de tropas como as que foram feitas, por exemplo, ao Haiti, com orçamento acima de US$ 100 milhões), por outro lado se tem como certo que a veleidade de “influenciar efetivamente os destinos do mundo” – em especial quando são mínimas as condições de segurança aqui mesmo, no Brasil – significa o ingresso fatal num universo ostensivamente bélico, dispendioso e quase sempre banhado em sangue, suor e lágrimas.

É nesse atual contexto que surge um projeto na USP para criar a especialização em Engenharia Aeroespacial, de início como extensão do curso de Engenharia Aeronáutica, para "testar o terreno", no caso, o espaço.

Nada contra. Aliás, muito pelo contrário, conhecimento é sempre bem-vindo nesses termos. E é claro que há, sim, interesse de mercado nessa área, campo inclusive que vem crescendo cada vez mais. Só é preciso analisar sempre o que cada questão implica e os objetivos subentendidos de cada proposta.

Link para matéria no Estadão:
Com ajuda de astronauta, USP quer formar engenheiros aeroespaciais

Você sabia...

...Que há um grupo de astronomia na Universidade Federal de São Carlos, e que ele oferece cursos gratuitos aos alunos de licenciatura e professores da rede pública? Fique ligado nas inscrições para o próximo semestre!


Acompanhe as atividades do grupo:
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Reportagem publicada na revista OOPS sobre a vastidão do universo, com o apoio do grupo de astronomia da UFSCar:
Diante da imensidão do espaço sideral

quarta-feira, 11 de maio de 2011

El Teide

O fotógrafo norueguês Terje Sørgjerd passou uma semana sobre a montanha mais alta da Espanha, El Teide, para captar imagens impressionantes do céu.

A sequência de imagens captada ao longo de 170 horas foi montada no vídeo A Montanha, que mostra a evolução da paisagem local a uma altitude de 3.718 metros.



As imagens captadas por Sørgjerd mostram a evolução da Via Láctea no céu em diversas fases do dia, vista a partir do topo da montanha, no parque nacional de mesmo nome localizado nas ilhas Canárias.

“O local é também uma de minhas ilhas favoritas, com uma variedade fantástica de natureza e paisagens. Sabia que se eu conseguisse colocar essas coisas juntas eu certamente inspiraria as pessoas”, disse o fotógrafo à BBC Brasil.

Sørgjerd diz que para conseguir captar suas imagens, dormiu menos de dez horas ao todo ao longo da semana em que ficou sobre a montanha e enfrentou desafios como uma tempestade de areia vinda do deserto do Sahara. A visibilidade quase nula a olho nú não o impediu de capturar com sua câmera a luz das estrelas por trás das nuvens de poeira.

Sørgjerd já havia feito sucesso com um trabalho anterior, A Aurora, no qual conseguiu capturar imagens da aurora boreal em um parque nacional no norte da Rússia, a temperaturas que chegavam a -25 graus Celsius.

“Depois do sucesso de A Aurora, me senti imensamente inspirado a fazer algo semelhante depois. A Via Láctea me pareceu um grande desafio, e El Teide, a montanha mais alta da Espanha, me pareceu a locação perfeita”, diz o fotógrafo.

Sørgjerd conta que sua forte paixão pela natureza o levou a adotar como profissão em 2006 o antigo hobby.

Mas ele diz que fotografar o céu com qualidade está cada vez mais fácil, mesmo para os amadores. “As câmeras estão cada vez melhores e capturar mais luz sem muito ruído se torna mais fácil a cada ano. É só sair e praticar, praticar e praticar”, sugere.

Galeria de Fotos - Via Láctea - BBC News

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Infinito Estelar: As Constelações


 Uma constelação é um grupo de estrelas perto o suficiente para ter a aparência de uma figura imaginária.  No céu, as estrelas de uma constelação estão muito distantes umas das outras, mas aparecem agrupadas em números. As constelações ocidentais são agrupadas em duas partes, dividindo o céu em mais ou menos os dois hemisférios terrestres, o céu do sul para o sul e norte do céu ao norte.


  1930: a União Astronômica Internacional divide o céu em 88 constelações com fronteiras precisas.

Cada direção no céu pertence a uma (e apenas uma) delas.

 As novas constelações foram definidas e batizadas, sempre que possível, seguindo a tradição proveniente da Grécia antiga, e seus nomes oficiais são sempre em latim. Surgiram na antiguidade para ajudar a identificar as estações do ano. Alguns historiadores suspeitam que muitos dos mitos associados às constelações foram inventados para ajudar os agricultores a lembrarem quando deveriam plantar e colher.

 As estrelas de uma constelação só estão aparentemente próximas na esfera celeste, pois na verdade estão a distâncias reais diferentes. São desenhadas nas representações com tamanhos diferentes para representar brilhos diferentes.

  Órion, o caçador Órion, por exemplo, é uma constelação do equador celeste, reconhecida em todo o mundo, por incluir estrelas brilhantes e visíveis de ambos os hemisférios.

 A constelação tem a forma de um trapézio formado por quatro estrelas: Betelgeuse (Alpha Orionis) de magnitude aparente 0,50, Rigel (Beta Orionis) de magnitude aparente 0,12, Bellatrix (Gamma Orionis) de magnitude aparente 1,64 e Saiph (Kappa Orionis) de magnitude aparente 2.06.

 É uma constelação fácil de ser enxergada pois, dentre as estrelas que a compõem, destaca-se a presença de três, Mintaka (Delta Orionis) de magnitude aparente 2,23, Alnilam (Epsilon Orionis) de magnitude aparente 1,70 e Alnitak (Zeta Orionis) de magnitude aparente 2,03, popularmente conhecidas como "As Três Marias", que formam o cinturão de Órion e estão localizadas no centro da constelação.

Nesta constelação também encontra-se uma das raras nebulosas que podem ser vistas a olho nu, a Nebulosa de Órion, que é uma região de intensa formação de estrelas.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

As estrelas na base 10

"Há alguns (...) para quem o número de (grãos de) areia é infinito (...) Há outros que, mesmo sem considerá-lo infinito, acham que ainda não foi definido um número que seja bastante grande (...) Mas vou tentar lhe mostrar números que não só superam o numero da massa de areia necessária para encher a Terra (...) mas também o da massa equivalente à magnitude do Universo." Arquimedes (cerca de 287-212 a.C.)

Com essa citação começa Sagan o primeiro capítulo do livro, introduzindo-nos à noção dos números muito grandes que classificam o Universo. São números enormes, que muitas vezes causam confusão ao espectador mais desatento. Mas o entendimento de tais números se facilita muito quando utilizamos potências de dez para expressar as informações. O vídeo a seguir nos dá uma ideia básica da relação entre as potências de dez e as dimensões do mundo:

 

Em meio a tantos números astronômicos, é evidente que nossa imaginação se perde em especial ao imaginar as grandezas que o universo nos esconde. Em uma galáxia típica, por exemplo, há centenas de bilhões de estrelas, sendo que há mais de 100 bilhões (10¹¹) de galáxias no universo observável. Em 2010, os astrônomos estimaram que há pelo menos 300 sextilhões (3 × 10²³) de estrelas no universo observável.

A estrela mais próxima da Terra é o Sol, que é a fonte da maior parte da energia do planeta. Outras estrelas são visíveis da Terra durante a noite, quando não são ofuscadas pela luz do Sol ou bloqueadas por fenômenos atmosféricos. Depois do Sol, vem Proxima Centauri, distante 39,9 trilhões de quilômetros, ou 4,2 anos-luz. Viajando-se à velocidade orbital do ônibus espacial (8 km/s, quase 30.000 km/h), levar-se-iam cerca de 150.000 anos para atingi-la.



Historicamente, as estrelas mais importantes da esfera celeste foram agrupadas em constelações e asterismos, e as estrelas mais brilhantes ganharam nomes próprios, e são classificadas de acordo com sua magnitude. Quanto menor o número da magnitude, mais brilhante é a estrela. As estrelas mais brilhantes têm números de magnitude negativos.